• Quarta, 17 de Junho de 2026

Nova retroescavadeira chega para fortalecer agricultura familiar no município

Maquinário foi entregue a seis municípios da região de Fronteira e do Cone Sul nessa segunda-feira

EMPRESA JORNALíSTICA ARAL MOREIRA NEWS

1507

Joelso Gonçalves

 

Aral Moreira (MS) - Em solenidade realizada na manhã dessa segunda-feira, dia 25 de fevereiro, no município de Amambaí, o prefeito de Aral Moreira, Edson de David (PTB), recebeu das mãos do delegado do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário), João Grandão e do deputado Federal Vander Loubet, as chaves de uma retroescavadeira que será utilizada para fortalecer a agricultura familiar no município.

 

Na ocasião, o prefeito Edson de David esteve acompanhado do vice-prefeito Profº Eugenio Freire, do presidente da Casa de Leis, Alexandrino Arevalo Garcia, dos vereadores Wilson Gonçalves e Valdir Soligo, do secretário de obras, Joacir Rodrigues de Lima e do diretor do departamento da agricultura local, Osvin Mittanck.

 

Além de Aral Moreira receberam os maquinários os municípios de Amambaí, Antônio João, Coronel Sapucaia, Laguna Caarapã e Paranhos. As máquinas foram adquiridas pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) da Agricultura Familiar. O investimento para a aquisição dos equipamentos é de R$ 976 mil.

 

Segundo o diretor do departamento da agricultura do município, Osvin Mittanck, setor que ficará responsável pelo manuseio do equipamento no atendimento aos pequenos produtores da agricultura familiar, com o novo maquinário além da manutenção e conservação das estradas poderá ser utilizado para o desenvolvimento da piscicultura local.

 

“O maquinário trará um grande desempenho na conservação e adequação das estradas, podendo também ser utilizado na escavação de tanques e açudes para o fomento da piscicultura no município, além de outros serviços que venham ser reivindicados pelos produtores do município” destacou.

 

Na visão do vice-prefeito Profº Eugenio Freire, com a nova retroescavadeira a administração vai contribuir ainda mais com o desenvolvimento da agricultura familiar no município. “Esse maquinário vem numa hora oportuna, o nosso município é uma região predominantemente agrícola, inclusive, no setor da agricultura familiar com o Assentamento Santa Catarina e a Aldeia Guassuty. Sem duvida os nossos pequenos produtores almejam muito por uma máquina dessas no subdomínio da prefeitura para estar dando assistência na hora que o produtor mais necessita, e, acredito que hoje ela vem em boa hora” disse Eugenio.

 

O prefeito Edson de David agradeceu o delegado do MDA, João Grandão pela destinação do maquinário e o empenho da bancada federal na contemplação de recursos para o município, que segundo ele, vem sendo fundamental no desenvolvimento de Aral Moreira.

 

“A entrega dessa retroescavadeira, que é um programa do Governo Federal, através da presidente Dilma Rousseff e apoiado por toda a bancada de deputados federais e senadores, vai estruturar ainda mais a nossa patrulha mecanizada, facilitando muito os trabalhos e o atendimento para os pequenos produtores da agricultura familiar dos assentados e dos indígenas da Aldeia Guassuty” exaltou.

 

Além das autoridades já mencionadas acima participaram também da solenidade os prefeitos dos municípios beneficiados com os maquinários, o senador da República, Delcídio do Amaral (PT), o deputados federai Geraldo Resende (PMDB), os deputados estaduais, Mara Caseiro (PTdoB), Laerte Tetila (PT) e o superintendente da Funasa (Fundação Nacional de Saúde) em MS, Pedro Teruel, entre outros prefeitos e vereadores da Fronteira e do Conesul do Estado.

 



Ao utilizar nossos serviços, você aceita a política de monitoramento de cookies.
Para mais informações, consulte nossa política de cookies.